domingo, 16 de agosto de 2015

Sobre a Ciência

Antes de existir a Ciência, as sociedades obtinham conhecimento pelo senso comum. O mundo vivia infestado de mitos e era explicado através das religiões.

Os primeiros a tentar buscar explicações sem a interferência da religião, foram os gregos. Eles abandonaram os dogmas e passaram a pensar livremente, através do uso da lógica e da razão. E assim nascia a Filosofia.

Mas demorou-se algum tempo para que a Ciência que conhecemos hoje fosse fundada. Isso só aconteceu na Idade Moderna, quando os filósofos elaboraram o método científico.

Mas o que é método científico, afinal?

Método é a maneira de se realizar um trabalho. O método científico possui uma série de regras rigorosas para o cientista realizar sua pesquisa.

Coletam-se dados e fatos que são analisados objetivamente e, a partir daí, formulam-se hipóteses. Para uma hipótese ser considerada científica, ela deve ser passível de confirmação e refutação.

Se uma hipótese recebe cada vez mais confirmações, mais credibilidade ela possuirá. Caso ela seja refutada, deve-se modificá-la ou abandoná-la.

A Ciência não caminha para um estágio final de conhecimento absoluto. Mas a busca pela verdade é o que impulsiona a pesquisa científica.

Referências Bibliográficas:

GLEISER, M. Poeira das Estrelas, 1ª Edição, São Paulo, Editora Globo, 2006

POPPER, K. R. A Lógica da Pesquisa Científica, 2ª Edição, São Paulo, Editora Cultrix, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário