quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Evolução Estelar

As estrelas são formadas nas nebulosas (nuvens de gás e poeira, formadas principalmente de hidrogênio e hélio) quando o material presente nelas é comprimido através da gravidade.

 
Pilares da Criação na Nebulosa da Águia
Fonte da imagem: NASA/ESA

Uma estrela nasce quando a pressão gerada pela fusão nuclear entra em equilíbrio com a compressão gravitacional e o novo astro estabiliza-se. Mas chega um momento em que o combustível das estrelas acaba e acontece um desequilíbrio entre a compressão e expansão. A compressão da gravidade domina a estrela.

O destino de uma estrela dependerá de sua massa na sequência principal.

Para estrelas de baixa massa, haverá a formação de uma gigante vermelha que irá expelir suas camadas externas dando origem a uma nebulosa planetária e a uma anã branca.

Estrelas de massa superior irão explodir em supernovas, podendo deixar como remanescentes, estrelas de nêutrons ou buracos negros.

Para estrelas de massa intermediária, a gravidade é tão forte que os elétrons são fundidos aos prótons gerando nêutrons. Formam-se assim, estrelas de nêutrons.

Para estrelas de grande massa, restará um corpo tão denso que nada poderá escapar de sua atração gravitacional, nem mesmo a luz. Surge então, um buraco negro.

Referências Bibliográficas:

LOPES, D. F. Evolução Estelar, Observatório Nacional, 2011

ZABOT, A. M. Astrofísica Geral, Módulo 3, Tema 11: A Vida das Estrelas e Tema 12: A Morte das Estrelas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018

STEINER, J. E. Astronomia: Uma Visão Geral I, Universidade de São Paulo, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário