segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sobre o Big Bang

A teoria do Big Bang é conhecida como o "modelo cosmológico padrão". Ela é a mais aceita no meio científico para explicar o comportamento atual do Universo.

Como evidências do Big Bang, pode-se citar: o desvio para o vermelho das galáxias distantes (que indica que o Universo está se expandindo), a radiação cósmica de fundo (que é um resto energético do Big Bang), o paradoxo de Olbers (que indica que o Universo teve um início) e a distribuição dos elementos químicos.

Mas existe muita confusão de conceitos sobre essa teoria para o público leigo.

Por exemplo, muitos acham que é sobre a origem do Universo, o que é errôneo. A teoria do Big Bang descreve a evolução do Universo a partir do início de sua expansão. O que havia antes disso, ainda é um mistério e permanece no campo da especulação e da conjectura.

Outro erro muito comum, é pensar que o Big Bang foi uma explosão. Isso acontece devido ao nome da teoria, já que o termo "bang" é uma onomatopeia de explosão. Na verdade, quem cunhou o termo "Big Bang" pela primeira vez, foi um cientista que depreciava a teoria: Fred Hoyle.

Explosão é a expansão súbita de algo em um espaço preexistente. Mas o Big Bang foi a expansão do próprio espaço. E, no início, o Universo era campo puro, nada semelhante à uma explosão.

Muitos especialistas utilizam o termo "explosão" como figura de linguagem, para dizer que a expansão foi violenta como a de uma explosão.

Referências Bibliográficas:

https://arxiv.org/abs/astro-ph/0310808

http://www.astro.uu.se/~ez/kurs/Cosmology16_handouts/seminar1_cosmology16.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário