sexta-feira, 30 de junho de 2017

Interpretações da Mecânica Quântica para o Problema da Medição

No século XX, a Mecânica Quântica estava sendo fundada. Alguns de seus pilares são a dualidade onda-partícula, o princípio da incerteza de Heisenberg e a equação de onda de Schrödinger.

A dualidade onda-partícula é a descoberta de que os entes quânticos se comportam ora como onda, ora como partícula, dependendo do experimento realizado.

O princípio da incerteza diz que quanto mais sabemos sobre uma propriedade de uma partícula, menos sabemos sobre outra, pois o equipamento utilizado iria interferir nos átomos em que se faz a medição.

Já a equação de Schrödinger propõe que não há como saber onde exatamente uma partícula está em dado momento, mas apenas a região do espaço onde há probabilidade de encontrá-la.

Assim, os físicos buscaram compreender o significado da Mecânica Quântica propondo diversas interpretações. Citarei algumas:
  • Copenhague: diz que, antes da medição, o objeto está em uma superposição de estados e, depois, ocorre o chamado colapso da função de onda, forçando a natureza a nos dar um resultado.
  • Variáveis ocultas: interpreta que não há superposição de estados, mas que antes da observação já existe um resultado determinado, porém é desconhecido.
  • Muitos mundos: propõe que tudo existe em apenas um estado e que universos paralelos são criados onde os resultados alternativos ocorrem.
Referências Bibliográficas:

BAKER, J. 50 Ideias de Física Quântica Que Você Precisa Conhecer, 1ª Edição, São Paulo, Editora, Planeta, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário