sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Matéria Escura

Os astrônomos, ao constatarem que a força gravitacional que mantém os corpos celestes unidos é bem maior do que a gerada pela matéria visível, postularam a existência da matéria escura.

Na verdade, a matéria comum que deu origem às estrelas, planetas e ao gás interestelar é apenas uma pequena fração de toda a matéria existente no Universo. O restante é composto de matéria escura.

Os cientistas ainda não sabem do que isso é feito mas, seja o que for, deve interagir fracamente com a matéria comum e, por isso, seja difícil de detectar.

Como candidatas a matéria escura, pode-se citar a matéria escura fria e a matéria escura quente.

A matéria escura fria seria formada por objetos massivos que, consequentemente, viajariam a velocidades muito inferiores à da luz, como os WIMPs (Partículas Massivas que Interagem Fracamente) e os MACHOs (matéria escura bariônica).

A matéria escura quente seria formada por partículas relativísticas, ou seja, que possuiriam velocidades próximas à da luz, como o neutrino.

Referências Bibliográficas:

VEIGA, C. H. Cosmologia: da Origem ao Fim do Universo, Módulo 3, Observatório Nacional, 2015

ZABOT, A. M. Astrofísica Geral, Módulo 5, Tema 23: Questões Cosmológicas e Tema 24: Cosmologia Observacional, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018

STEINER, J. E. Astronomia: Uma Visão Geral II, Aula 14 - Matéria Escura, Universidade de São Paulo, 2013 

Um comentário: