quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Teoria da Relatividade Restrita

Lançada em 1905, por Albert Einstein, a teoria da Relatividade Especial (ou Restrita) baseia-se em dois postulados básicos:
  • a velocidade da luz é a mesma para todos os observadores, independentemente de suas velocidades relativas
  •  as leis da física são as mesmas em qualquer sistema de referência inercial
Esses dois postulados modificam radicalmente nossa concepção de espaço e tempo. Nessa teoria o espaço e o tempo não são absolutos, mas relativos. Além disso, essas entidades não são tratadas separadamente, mas em conjunto. Não há mais "espaço" e "tempo", mas um "espaço-tempo".

Isso também nos leva a fenômenos intrigantes como a "contração do espaço" e a "dilatação do tempo".

A contração do espaço consiste numa redução do comprimento do objeto na direção de seu movimento e pode ser compreendida pela definição de distância, que é a medida simultânea das coordenadas das extremidades de um corpo.

Dois eventos são simultâneos, se um observador situado em um ponto equidistante à posição dos eventos vê, no mesmo instante, a luz emitida por eles.

Esses eventos não serão simultâneos se um referencial inercial estiver em movimento em relação ao outro. Com isso, concluímos que a velocidade do observador irá afetar na distância medida em cada referencial.

Já a dilatação do tempo diz que, quanto maior é a velocidade de um corpo, mais lentamente o tempo passa para ele.

Se um observador em repouso vê a luz se deslocar com uma velocidade "c", um outro observador que se desloca com uma velocidade próxima a "c" verá a luz do mesmo modo, pois com o aumento da velocidade os intervalos de tempo se tornariam maiores e as distâncias menores, tornando esse resultado coerente.

Considerando que o universo conhecido seja constituído de três dimensões espaciais e uma temporal, quando se está em repouso move-se apenas segundo o eixo do tempo e com velocidade uma parte do "movimento" se transferiu para o eixo do espaço fazendo o tempo passar mais devagar.

Ainda em 1905, mostrou-se que a matéria e a energia também estão entrelaçadas através da famosa equação E = mc², que diz que energia é proporcional à massa. Mesmo uma pequena quantidade de matéria, pode gerar um volume gigantesco de energia.

Referências Bibliográficas: 

VEIGA, C. H. Cosmologia: da Origem ao Fim do Universo, Módulo 2, Observatório Nacional, 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário