terça-feira, 18 de agosto de 2015

Teoria das Cordas

Existem 4 forças fundamentais na natureza: a gravitacional, a eletromagnética, a nuclear forte e a nuclear fraca. A força gravitacional faz os corpos de grande massa se atraírem. A força eletromagnética é responsável pelas propriedades químicas de cada elemento ou substância. A força nuclear forte mantém os prótons e nêutrons unidos no núcleo atômico. A força nuclear fraca é responsável pelo decaimento radioativo.

A Física atual está tentando unificar essas 4 interações fundamentais em uma única superforça. Em outras palavras, os físicos estão tentando elaborar uma Teoria de Tudo.

Steven Weinberg conseguiu unificar duas dessas forças (a eletromagnética e a nuclear fraca) na chamada "força eletrofraca".

O Modelo Padrão da Física de Partículas, não consegue explicar como a gravidade se une às demais forças.

Mas existe uma teoria alternativa ao modelo padrão: a Teoria das Cordas.

A teoria das cordas pode ser a solução do problema. Trata-se de um novo modelo de constituição da matéria, onde os elementos fundamentais funcionam como cordas.

Para a teoria das cordas ser consistente, o Universo precisa ter 11 dimensões. Mas ainda não temos nenhuma evidência experimental disso tudo.

Se essa teoria estiver correta, a Física sofrerá uma grande revolução desde os tempos de Einstein.

Referências Bibliográficas:

GREENE, B. R. O Universo Elegante: Supercordas, Dimensões Ocultas e a Busca da Teoria Definitiva, 1ª Edição, São Paulo, Companhia das Letras, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário